Diversas atividades mobilizam o país para o desafio da prevenção e de esclarecimentos sobre doença
no sítio do CONASEMS
A Semana Mundial de Luta contra a Hanseníase, que tem início nesta segunda-feira, 25, e término na próxima sexta-feira, 31, será marcada por atividades em todo o país. O objetivo é alertar a sociedade sobre os sinais, sintomas e busca ativa de novos casos da doença.
Em Brasília, será realizado no dia 28 de janeiro, às 10 horas, no Auditório Emílio Ribas (Edifício-Sede do Ministério da Saúde), o debate Hanseníase no Brasil: Avanços e Desafios, com a participação das coordenadoras do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Maria Aparecida de Faria Grossi, de Pesquisa e Processamento de Demandas do MS, Maria Augusta Assirati, e do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah), Marly Marques.
- É importante que a mobilização envolva todo país, para que a população saiba como reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase e como desenvolver ações de prevenção -, afirma a coordenadora Aparecida Grossi.
No Distrito Federal, o principal evento ocorre na semana posterior, no dia 4 de fevereiro, quando acontece o II Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Distrito Federal.
Em Pernambuco, uma das atividades da Semana será a entrega de prêmios do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde - Tema: Hanseníase, no dia 27. O concurso contou com a participação de alunos de escolas públicas, com idades de 11 a 16 anos, que produziram histórias em quadrinhos sobre a doença. Os sinais e sintomas da hanseníase serão divulgados nos vidros traseiros de 40 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife.
Já no Piauí, haverá mutirões de detecção de casos em diversos municípios do estado, também será realizado o Curso de Gerentes Municipais em Hanseníase.
Em Mato Grosso, será realizado no dia 29, o I Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do Estado de MT, além de divulgação de informações e celebração de missa pelo Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, no dia 31.
Nos estados de Rondônia, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul ocorrerá uma distribuição de panfletos e palestras de sensibilização e apresentações teatrais em empresas, escolas, igrejas, centros comunitários e outros locais públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário