Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Participe do concurso de redação para pessoas com hemofilia

Em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia – 17 de abril, o Ministério da Saúde, a Federação Brasileira de Hemofilia e a Universidade Federal de Minas Gerais promovem o Concurso de Redação para Pessoas com Hemofilia.

 

Para participar, a pessoa com hemofilia deve escrever um texto com o tema A paz do mundo começa em mim. A redação deve ter entre 10 e 15 linhas e precisa ser enviada pelo correio até o dia 12 de março. O candidato tem que morar no Brasil e ter idade mínima de 6 anos.

 

As 12 melhores redações ilustrarão a agenda 2011 do Concurso. Os vencedores das cinco categorias existentes, caso não morem em Brasília, receberão duas passagem de ida e volta para Brasília (autor + um acompanhante) para participar da solenidade de premiação no dia 15 de abril de 2010.

 

Clique aqui e confira o regulamento do concurso.

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/folder_concurso_redacao_hemofilia.pdf

 

A doença

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Quando nos cortamos e nosso corpo começa a sangrar, as proteínas entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e, por isso, sangram mais do que o normal.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII. Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos e a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma.

O tratamento da hemofilia é feito com a reposição pela veia do fator deficiente. Para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário