Propostas devem ser apresentadas até o dia 30 de abril. Objetivo é formar e capacitar profissionais qualificados para o ensino na área da saúde.
foto/ACSCapes |
Para estimular a apresentação de propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de mestrado profissional, com objetivo de formar recursos humanos qualificados na área do ensino na saúde, os Ministérios da Saúde e Educação divulgam o documento que contém as diretrizes necessárias para propostas de novos programas de mestrado profissional.
O documento mostra as orientações para elaboração dos projetos referentes a novos Programas de Mestrado Profissional na Área de Ensino na Saúde, além de estabelecer estratégias de articulação com a política nacional de educação na saúde, que já vem sendo trabalhada pelos dois ministérios.
De acordo com o edital, as propostas de mestrado profissional devem ser apresentadas até o dia 30 de abril e o período de análise nas áreas do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) será a partir de maio. Podem enviar propostas universidades, instituições de ensino e centros de pesquisa, públicos e privados e demais instituições conforme a portaria Nº 17, de 28 de dezembro de 2009.
A iniciativa faz parte do programa Pró-Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Atualmente, 354 cursos de graduação integram este programa, aliado a mais de 7 mil bolsistas do PET Saúde - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Enquanto o PET Saúde tem por objetivo favorecer a integração ensino-serviço e proporcionar aos profissionais do serviço de saúde que atuam como preceptores, a oportunidade de iniciação docente, a oferta do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde tem por objetivo fortalecer a formação docente e a produção de conhecimento nesta área.
Seminário - O documento com as diretrizes foi elaborado durante o Seminário Nacional – Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde, que contou com representantes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, ocorrido nos dias 16 e 17 de março. O encontro aconteceu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes.
foto/ACSCapes |
Durante o encontro houve o reforço sobre quais são os requisitos formais para o recebimento das propostas. Essas regras podem ser conferidas no Edital nº 5 – Chamada de Novas Propostas de Cursos de Mestrado Profissional.
Grupos de trabalho foram formados para discussão de três temáticas principais: Mestrado Profissional de Ensino na Saúde - características e requisitos dos projetos; áreas temáticas a serem contempladas e indicadores de qualidade dos projetos; e características e requisitos das equipes proponentes e natureza das instituições.
Participaram do evento o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Francisco Campos, o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, que apresentou o edital de novas propostas de mestrado profissional; Ana Estela Haddad, diretora de Gestão da Educação na Saúde do MS; e Jeanne Michel, coordenadora de Residências em Saúde do MEC.
Endereço para envio das propostas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário