Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O APRENDIZADO DA DOR - o alívio da dor é um direito humano?

NO BLOG INFO ATIVO DEFNET -
 
 
 "O vivido de uma dor é sempre o vivido da minha dor. Cada um sofre à sua maneira, qualquer que seja o motivo de seu sofrimento. Todas as vezes que uma dor nos aflige, venha ela do corpo ou da mente, ela se mistura inextricavelmente à mais antiga dor que revive em nós..." J.-D. Nasio ( A Dor Física)

Enquanto a macropolitica, temporariamente, nos inebria, entontece e anestesia, há outras sensações e vivências subjetivas que não podem ser aplacadas com este momento político e social. São as que "vivemos na pele", oriundas de um aprendizado da dor.  São as que nascem somente no âmago de quem as experimenta, por longo período. Eu aqui, resilientemente, venho aprendendo com a convivência diuturna do ser e estar com a dor em meu corpo/mente.
 
LEIAM O TEXTO NA ÍNTEGRA EM:
ESTE TEXTO FOI ESCRITO EM HOMENAGEM A TODOS OS QUE NÃO PODERÃO COMPARECER ÀS URNAS PARA VOTAR, POR ESTAREM SE SUBMETENDO, TALVEZ NESSE INSTANTE, A UM PROCESSO DE TRATAMENTO INTENSIVO PARA DORES EM FUNÇÃO DE UM CÂNCER, UMA RADIOTERAPIA, UM AGUDIZAÇÃO DE QUADRO INFECCIOSO, UMA RECIDIVA DE SEU QUADRO DE IMUNOSUPRESSÃO POR HIV, UMA CONDIÇÃO PÓSTRAUMÁTICA NEUROLÓGICA, OU QUALQUER OUTRA CONDIÇÃO DE VIDA E SAÚDE ONDE A DOR ESTEJA IMPEDINDO-OS DO EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA......
FONTES DE PESQUISA:
A DOR FÍSICA  (uma teoria psicanalítica da dor corporal) - J.-D. Nasio,  Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro, RJ, 2008.
INDICAÇÃO PARA LEITURA: HOSPITAL: DOR E MORTE COMO OFÍCIO - Ana Pitta, Editora Annablumme/Hucitec, 5ª ed., São Paulo, SP, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário