Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MS e MEC selecionam 56 instituições para concessão de bolsas e criação de programas de residência médica

no Portal da Saúde


 Serão concedidas 468 bolsas em programas desenvolvidos em regiões e especialidades prioritárias para o SUS. Investimento será de R$ 30 milhões 

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que historicamente contam com oferta reduzida de especialidades médicas, serão as maiores beneficiadas com a implantação de 60 novos programas de residência médica em especialidades prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os programas foram contemplados pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que teve seu resultado divulgado pelos ministérios da Educação e da Saúde na última semana. 

Os novos programas serão implantados com o apoio de 14 instituições de excelência na formação médica especializada, denominadas instituições matriciadoras. As especialidades selecionadas pelo edital atendem as áreas de intervenção em saúde mental, urgência e emergência, atenção oncológica, atenção básica, atenção a mulher e a criança e saúde do idoso. 

Além disso, também foram contempladas pelo Pró-Residência 56 instituições com a concessão de 468 bolsas de residência em programas desenvolvidos em regiões e especialidades prioritárias para o SUS. Em dois anos, serão investidos cerca de R$ 30 milhões pelos dois ministérios. 

As bolsas serão distribuídas em especialidades como: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social; Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Geriatria, Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Radioterapia, Patologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia; e Neonatologia, Psiquiatria Infantil e da Adolescência, Cirurgia do Trauma e Medicina de urgência. 

Pró-Residência - O Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), lançado em outubro de 2009, tem como finalidade favorecer a formação de especialistas na modalidade residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o SUS. 

Foram publicados dois editais. O Edital 19/2010 é destinado à expansão de Programas de Residência Médica já credenciados ou a abertura de novos programas, nos casos em que a instituição dependa apenas de bolsas para a ampliação ou criação do programa. 

O Edital 08/2009 prevê o desenvolvimento de novos programas em regiões e especialidades prioritárias no âmbito das áreas de intervenção em Saúde Mental, Urgência/Emergência, Atenção Oncológica, Atenção Básica, Atenção à Mulher e à Criança e Saúde do Idoso. Por meio desse edital, instituições matriciadoras apóiam o desenvolvimento de novos programas em outras instituições. 

O apoio deve contemplar o desenvolvimento de Programa de Qualificação de Preceptores da Unidade; oferta de estágios curriculares em articulação com rede de serviços; disponibilização de preceptores para atividades de supervisão presencial de curto prazo nas unidades parceiras; oferta de atividades à distância com apoio das tecnologias de informação e comunicação viabilizadas pela RUTE/RNP; desenvolvimento de projetos de avaliação das iniciativas desenvolvidas e de seu impacto sobre a qualidade da atenção e da formação. 

2 comentários:

  1. Seria interessante que mencionasse a autora do poema que transcreveno seu Blog. Por respeito para com essa importante autora portuguesa. E, de passagem, não se trata de fanatismo. Abraços.
    Antonio da Motta

    ResponderExcluir
  2. Tem uma postagem inteira sobre a Florbela na mesma data, inclusive com vídeo do Zeca Baleiro e do Fagner cantando o mesmo poema musicado.
    http://mariolobato.blogspot.com/2010/12/florbela-espanca.html
    No entanto, por uma falha minha, não transcrevi o nome da autora no poema em destaque.
    Mil perdões.
    Já corrigi a falha

    ResponderExcluir