HAVANA (Reuters) - Um cabo de fibra ótica vai unir Cuba e Venezuela a partir de julho de 2011, acelerando em 3 mil vezes a velocidade de acesso da ilha à Internet e driblando as restrições impostas pelos Estados Unidos, informou na sexta-feira a imprensa oficial cubana.
O cabo que vai atravessar o Caribe deve melhorar a conectividade de Cuba, que, de acordo com estatísticas da União Internacional de Telecomunicações, tem uma das menores taxas de penetração à Internet na América Latina.
"Esse projeto... fortalecerá a soberania e a segurança nacional", disse a agência estatal de notícias Prensa Latina, citando o vice-ministro de Informática, Alberto Rodríguez.
"A instalação do cabo permitirá multiplicar por 3 mil vezes as velocidades atuais de transmissão de dados, imagens e voz", acrescentou o vice-ministro durante um encontro com empresários do Azerbaijão.
De acordo com estatísticas oficiais, Cuba tem uma taxa de conexão à Internet de 14 por cento, mas, na maioria dos casos, trata-se de uma Intranet de páginas locais.
Sondagem oficial divulgada no mês passado indicou que apenas 2,9 por cento dos cubanos acessou à Internet nos últimos 12 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário