no Blog Saúde com Dilma
por Lia Bissoi, Enfermeira e Doutoranda em Saúde Coletiva pela FCM Unicamp
O cuidado de saúde só é efetivo qdo construido de maneira multidisciplinas e por todas as esferas profissionais envolvidas na atenção.
Por mais que o modelo seja médicocentrico, como bem mostrou a pesquisa do IPEA e a percepção dos usuários nas falhas da atenção, a enfermagem ocupa um lugar fundamental na rede de cuidados.
Porém não se pode falar em enfermagem no singular. A categoria é composta por por tres diferentes tipos de profissionai, com remunerações distintas, mas com atribuições que se entrelaçam. Técnicos , auxiliares de enfermagem e enfermeiros, dentro de suas pluralidades, compõe a enfermagem e juntos devem formar uma rede de cuidados unica e arcar com a responsabilidade unica dos cuidados de enfermagem.
A remuneração da categoria somada a complexidade de cuidados inerentes à categoria fazem da atenção e cuidado uma bomba prestes a explodir. Em sites de concursos há um concurso aberto para c ontratação de enfermeiros , no HC São Paulo, há quase um ano cujo salário proposto é de R$1.280,00 , para técnico de enfermagem, algo em torno de R$ 800,00 e para o auxiliar de enfermagem um pouco menos de R$700,00. Tal remuneração obriga o funcionário a dobrar jornadas muitas vezes acumulando empregos, com horarios de descanso e alimentação escassos somados a atividades extremamente complexas . Tá explicado ( mas não justificado) os erros que tem surgidos no cuidado direto, tais como aplicação de vaselina endovenosa e amputação de dedinhos ao retirar de um simples esparadrapo.
Há um conselho de categoria que deveria defender a classe e lutar com todas as forças para que o trabalho em saúde fosse menos extenuante à enfermagem e que pudessemos prestar um cuidado com a dedicação que todo usuário merece, mas em alguns estados ele é absolutamente inoperante , com presidentes blindados , trajando terno e gravata e totalmente distante da realidade por que passa a categoria.
Precisamos urgentemente discutir as 30 horas, a valorização da categoria economica e moralmente ,situando assim a enfermagem na rede de cuidado que queremos
Nenhum comentário:
Postar um comentário