Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e vítimas de trânsito, a Operação Lei Seca vem se tornando referência nas principais vias da capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. De 19 de março de 2009, quando iniciou, até a madrugada deste domingo (20/02), 413.535 motoristas foram abordados nas blitzes, 68.030 foram multados e 28.334 tiveram a habilitação apreendida.
Os agentes realizaram 391.098 testes com o etilômetro (aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue). Desse total, 3.877 condutores sofreram sanções administrativas e 1.384 criminais. A iniciativa permitiu que mais de 5,2 mil pessoas deixassem de ser vitimadas no trânsito da cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, principalmente nessa época do ano, o trabalho de educação no trânsito precisa aumentar.
- No verão, aumentam os casos de condutores que admitem ter consumido bebidas alcoólicas. Por isso mesmo, ratificamos essa necessidade de intensificar a fiscalização – afirmou o major Andrade.
Campanha permanente de educação no trânsito
A Operação Lei Seca é uma campanha de caráter permanente, que consiste em um trabalho de conscientização e de fiscalização coordenadas pela Secretaria de Estado de Governo. As ações acontecem nas vias com maior número de acidentes.
Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica ingerida. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem em bares, boates e restaurantes sobre o perigo de misturar direção e álcool.
Nenhum comentário:
Postar um comentário