Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

De volta a Idade das Trevas: Senado de Ohio se une a Wisconsin e aprova projeto de lei que reduz direitos sindicais

no Opera Mundi
O Senado do estado norte-americano de Ohio aprovou nesta quinta-feira (03/03) um projeto de lei que reduz os direitos sindicais dos trabalhadores públicos. A medida é similar à lei aprovada pelo estado de Wisconsin no último dia 25 de fevereiro, proposta pelo governador do estado, o republicano Scott Walker.

Em votação apertada do Senado, seis republicanos uniram-se aos 10 democratas da casa na rejeição à medida. Ainda assim, o projeto de lei foi aprovado com um placar de 17 votos a favor e 16 contra. O projeto de lei restringe a capacidade de negociação sindical dos trabalhadores públicos e impede as graves. Ela passará ainda pela Câmara dos Deputados e, devido à maioria republicana, também deve ser aprovada.


"É uma proposição que assusta. Nossas vozes serão reduzidas notavelmente", afirmou Sue Taylor, presidenta da Associação de Professores de Ohio, de acordo com o
The New York Times. Calcula-se que a medida aprovada afetará 300 mil empregados públicos do estado.

O projeto de lei inclui medidas que buscam reduzir o déficit do estado, que hoje chega a 137 milhões de dólares. Espera-se ainda que as medidas ajudem a criar uma base para evitar a projeção de 3,6 bilhões de dólares nos próximos orçamentos. Para isso, segundo os republicanos, é inevitável limitar as negociações dos funcionários públicos por direitos trabalhistas.


Leia mais:

Wisconsin aprova projeto de lei que proíbe negociações trabalhistas

Funcionários públicos protestam em Wisconsin para garantir direitos trabalhistas

Sob protestos, Estado norte-americano vota lei que proíbe negociações trabalhistas

Norte-americanos vãos às ruas em solidariedade aos trabalhadores de Wisconsin

Crise financeira reduziu à metade o crescimento de salários no mundo até 2009, diz OIT


Manifestações


Em resposta ao polêmico projeto de lei impulsionado pelo governador republicano John Kasich, milhares de empregados públicos do estado protestam desde terça-feira (02/03).


As manifestações, no entanto, não se limitam a Ohio. Outros governadores republicanos disseram que poderiam recorrer a medidas como as em Wisconsin e Ohio para combater déficits orçamentais. Os benefícios dos empregados públicos são considerados excessivos por estes governadores, que pretendem mudar este cenário.


O senador republicano Kevin Bacon celebrou a aprovação do projeto de lei. Ele considera a medida "o primeiro passo para restaurar a responsabilidade fiscal em Ohio".


Além de Wisconsin, os estados de Indiana, Rhode Island e Nova Jersey também apresentaram protestos de empregados públicos. Os sindicatos acusaram os governadores republicanos de utilizar o déficit como desculpa para privar os trabalhadores de seus direitos básicos de negociação.


A Assembleia de Wisconsin chegou a ser paralisada depois que 14 legisladores democratas abandonaram a casa e se alojaram, em protesto, no estado de Illinois. Eles tentavam evitar a votação do projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário