Acontece em Brasília, nos dias 13 e 14 de abril, o Seminário Nacional sobre Escassez, Provimento e Fixação de Profissionais em Áreas Remotas e de Maior Vulnerabilidade. O evento é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O objetivo é discutir e propor ações fundamentadas para o desenvolvimento da política de provimento e fixação de profissionais da saúde nessas áreas, com base em experiências nacionais e ações internacionais.
A partir da garantia de condições de trabalho e educação permanente, refletindo na valorização do profissional do SUS, o evento trará ao debate temas como Estratégia de Provimento e Fixação de Profissionais no SUS, partindo da apresentação de experiências que obtiveram êxito.
As discussões e acompanhamentos serão prolongados e acompanhados por um Grupo de Trabalho e haverá também a elaboração de um documento e publicação dos anais do encontro.
Fazem parte da Comissão Organizadora o CONASS, CONASEMS e, pelo Ministério da Saúde: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCTIE) e Secretaria Executiva.
Participam do seminário representantes dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Defesa, Trabalho e Casa Civil. Também gestores do SUS no âmbito federal, estadual e municipal; instituições de ensino, pesquisadores, técnicos, entidades representativas dos trabalhadores e parlamentares com atuação na área de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário