Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Controle da hipertensão em idosos ganha diretriz

MARIANA VERSOLATO


DE SÃO PAULO na FSP (via clipping do MS)



Nesta semana, duas associações americanas de cardiologia lançaram, pela primeira vez, diretrizes para prevenção e controle da hipertensão em idosos.


O consenso foi definido pela American College of Cardiology Foundation e pela American Heart Association.


Segundo o texto, 64% dos homens e 75% das mulheres acima dos 70 anos têm pressão alta, o que aumenta o risco de infarto, derrame, diabetes e doenças renais.


Mas apenas um em cada três homens dessa faixa etária e uma entre quatro mulheres controlam a pressão arterial adequadamente.


O consenso estabelece que a pressão arterial deve ser menor que 14 por 9 em pessoas de até 79 anos, mesmo padrão para pacientes adultos. Mas, em idosos acima de 80 anos, a pressão máxima pode ser de até 14,5.


Segundo Celso Amodeo, cardiologista especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração), a pressão em idosos pode ser mais alta do que a considerada normal.


"A pressão baixa nessa idade pode levar a mais internações, quedas e fraturas. Há pacientes com pressão maior que 14 por 9 e que se sentem melhor assim."


Outra recomendação do consenso norte-americano é medir a pressão dos idosos sentados e também em pé.


Isso porque a pressão pode mudar em diferentes posições, diz Marcus Malachias, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia.


"A pressão do idoso é mais baixa quando ele está em pé, o que chamamos de hipotensão postural. Assim, podemos controlar também essa medida", diz Malachias.


O documento afirma ainda que o tratamento em idosos deve começar com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e o controle do peso.


Se a hipertensão persistir, o tratamento com medicamentos deve ser considerado. Inicialmente, as doses devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente.


Os especialistas, no entanto, afirmam que o mais importante é individualizar o tratamento do idoso.


"Diretrizes são orientações. O objetivo é conseguir a pressão mais baixa possível com a maior qualidade de vida", diz Amodeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário