Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Primeira reunião da CPI do SUS no PR

Do Paraná Online via Blog da Joice
A primeira reunião oficial da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Leitos do Sistema Único de Saúde foi realizada hoje na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. No Paraná existem atualmente 21.088 leitos em hospitais públicos e conveniados com o SUS, além de 1.609 Unidades de Terapia Intensiva. Os deputados da CPI querem saber de que forma eles estão sendo ocupados e o motivo de tanta gente ficar nas filas dos hospitais para receber atendimento.

A CPI recebeu denúncias de que alguns hospitais particulares estão utilizando parte dos leitos do SUS para internamento de pacientes particulares ou conveniados de planos de saúde. A CPI também vai apurar denúncias de que os hospitais preferem atender pacientes de alta complexidade porque o SUS paga melhor remuneração por esses serviços.

O deputado Nelson Luersen (PDT) informou na CPI que nos últimos anos, somente no Sudoeste do Estado, foram fechados 29 pequenos hospitais de maneira que os pacientes dessas cidades têm lotado estabelecimentos hospitalares de Curitiba e outros municípios.

O deputado Marcelo Rangel (PPS), relator da CPI dos Leitos do SUS, disse também que outra linha de averiguação da CPI será as Autorizações de Internamento Hospitalar. Segundo ele, o teto das AIHs no Paraná é menor do que de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O governo do Estado do Paraná pagou por 458.126 internações do SUS em 2010, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Durante a reunião, foi apresentado um vídeo contendo um clipping de várias matérias veiculadas na imprensa e mostrando o drama diário dos pacientes de várias regiões do Estado.
Durante este primeiro dia de trabalho da CPI, ficou definido que os horários das próximas reuniões serão sempre às 10h. A comissão vai convidar profissionais da área de Saúde para dar depoimento nas próximas reuniões. Ela também fará reuniões itinerantes, tendo como locais as cidades que abrigam as 22 regionais de saúde do Paraná.
Na avaliação do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da CPI, a primeira reunião foi produtiva, na medida em que os deputados membros contribuíram com informações diversificadas e que irão motivar o início das investigações. “O fato concreto é que temos um problema, que é a falta de leitos, e precisamos responder à pergunta feita todos os dias pela sociedade: Por que há tanta gente esperando por atendimento e, não raro, morrendo na fila de espera”, indaga o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário