Com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) promove, a partir de 16 de junho, 36 cursos de “Formação em Cidadania para a Saúde”. Coordenados pelos núcleos do Cebes, os encontros serão realizados em várias partes do Brasil e colocarão em pauta assuntos relevantes para o aprofundamento de questões para a Reforma Sanitária. A atividade é aberta a todos os interessados. Inscrições gratuitas.
Organizados em 10 módulos temáticos - “Capitalismo e Saúde”, “Reforma Sanitária: trajetória e rumos do SUS”, “Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”, “Saúde, Democracia e Processos Participativos”, “Políticas Sociais, Seguridade Social e Saúde”, “Questão Agrária e Saúde”, “Violência e Saúde”, “Trabalho em Saúde”, “Diversidade Cultural e Saúde” e “Violência e Saúde” -, os cursos - com duração de 16 horas cada - serão ministrados por professores e pesquisadores das áreas específicas. O objetivo é dar início a um amplo processo de formação política para apoiar o ativismo em saúde, a partir da oferta de elementos para a reflexão e a crítica sobre os assuntos selecionados.
Em uma primeira etapa, o processo de capacitação será dirigido aos locais onde existem núcleos do CEBES. No segundo momento, o processo de formação em cidadania para a saúde se expandirá por meio da conversão total ou parcial das aulas em materiais educacionais para difusão pela UNASUS, com apoio da SGTES e da OPAS/MS.
Abrindo a série, entre os dias 16 e 18 de junho, na Fiocruz/Brasilia, o curso “Políticas Sociais, Seguridade Social e Saúde”, será ministrado pela diretora do Cebes Lenaura Lobato, com a coordenação do Núcleo Cebes/DF. A abertura do evento ficará a cargo de uma mesa formada por especialistas que discutirão a história da reforma sanitária, das 18h às 20h. Nos dois dias seguintes as palestras acontecerão das 9h às 17h.
Primeiro curso:
Lenaura Lobato é socióloga, professora adjunta e coordenadora da pós-graduação latu sensu da Escola de Serviço Social - Centro de Estudos Sociais Aplicados - da Universidade Federal Fluminense. Possui extensa lista de publicações sobre o tema saúde, tendo se doutorado em Ciências - Área de Saúde Pública - pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, com a tese "Reforma Sanitária e Reorganização do Sistema de Serviços de Saúde: Efeitos sobre a Cobertura e a Utilização de Serviços". Também é Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas, 1994.
Vagas gratuitas e limitadas.
Contato: cebes@cebes.org.br
Mais informações: cebes@cebes.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário