Mais uma dica pra quem quer conhecer jogos bem diferentes do que a grande indústria oferece são os jogos da Molleindustria, que – na definição do texto da Wikipedia – são um site de "guerrilha semiótica e interferência cultural". Difícil? Nem tanto.
Os trabalhos dos caras são todos "teorias jogáveis" – calma, são todos divertidos - embasadas em diversos tópicos de discussão contemporâneos – todos de esquerda, convem avisar aos reacionários toscos. Os assuntos são diversos, indo do vazio da vida cotidiana pautada pelo trabalho, passando – de maneira perturbadora – pela pedofilia na Igreja e indo até os conflitos por petróleo no mundo.
Provavelmente o trabalho mais conhecido dos caras é o "Freeculture game" – esse de fato com o subtítulo "uma teoria jogavel" – que através de uma espécie de puzzle esquisito, traz uma tese muito legal sobre copyright, massificação da cultura e "pasteurização" da criatividade.
O mais recente trabalho deles se chama "Leaky World" – também uma "playable theory" – e é a adaptação para a forma de jogo de um texto do Julian Assange, fundador do Wikileaks – texto esse que você pode baixar aqui:http://estaticos.elmundo.es/documentos/2010/12/01/conspiracies.pdf tem só 6 pagininhas e já virou rferência pra qualquer geek libertário. O jogo te põe no controle dos controladores, criando uma rede de informações submissa a seus interesses coletivos e lutando contra os vazamentos dos focos de resistência.
Eu recomendo fortemente os dois anteriores e um chamado "Everyday the same Dream" em que somos colocados no papel de um "average joe" um trabalhador médio, com uma esposa e uma vidinha normal. Com gráficos simplíssimos mas com um estilo maravilhoso, uma música muito bem composta – e que resiste ser tocada em loop por um boom tempo sem cansar – e uma jogabilidade simples, o game fez até meus amigos não-gamers pararem e pensarem na vida, no universo e a coisa toda (42?).
Pra quem ainda tem dúvida se os caras são interessantes, fica o texto do proprio site:
"A Molleindustria visa reapropriar os video games como uma forma popular de cultura de comunicação de massas. Nosso objetivo é investigar os potenciais persuasivos desta midia através da subversão de clichês dos video games (e se possível se divertir no processo)"
A seguir fiquem com os links para os três jogos citados mais o link para o site dos cabras:
http://www.molleindustria.org/leakyworld/leakyworld.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário