Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Oficial: Capes torna circular sem efeito

egundo informações, nova nota sairá em 20 a 30 dias e será construída com Programas e pós-graduandos. Mas não podemos parar!

no Blog Saúde com Dilma

por Felipe Cavalcanti, médico sanitarista e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ)

Quando comecei a escrever este relato, tinha apenas informações extra-oficiais. Mas agora é oficial, no site da Capes: "Capes torna sem efeito Ofício Circular nº 32/2011 que trata do cadastramento de bolsistas com vínculo empregatício remunerado".

A entrevista publicada na página da Capes reafirma as informações extra-oficiais que tenho: nenhuma bolsa será cancelada por agora e muito menos haverá solicitação de devolução dos valores pagos até agora. Em minha humilde opinião, entretanto, vale seguir o ditado popular de que é melhor prevenir do que remediar: vamos todas e todos às pró e sub-reitorias garantir que nenhum estudante seja descadastrado, isto é, que a nota realmente não seja seguida.

A Capes e o CNPq construirão um novo documento conjunto (ainda não se sabe se portaria, nota, ou etc.) que fará os esclarecimentos devidos e recolocará os termos dessa nota catastrófica lançada recentemente. Os pós-graduandos participarão da discussão e elaboração da nota através da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Mais informações devem ser divulgadas em breve na página da ANPG. Vale ressaltar, portanto, que parte dessas informações aqui (as que não estão no site da Capes)  são completamente não oficiais, de relatos que tive da reunião da presidenta da Associação Nacional dos Pós-graduandos, Elisângela Lizardo, com o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Portanto, cabe ainda mais não parar a luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário