Centro de Especialidades está entre as quatro experiências exitosas do SUS
na página do CONASEMS
Nesta quinta-feira, 26, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde completou três anos de serviços prestados à população de Diadema. Além de se tornar referência em atendimentos, qualidade de serviços e aprovação dos usuários, na semana passada o município foi convidado a apresentar, em conferência no Rio de Janeiro, as boas práticas do Centro de Especialidades, que ficou entre as quatro experiências exitosas do SUS em nível nacional.
Desde sua inauguração, em maio de 2008, o Quarteirão da Saúde vem colecionando números significativos, que aumentam cada vez mais o atendimento à população. Nesse período, o Centro de Especialidades chegou a realizar mais de 1,15 milhão de atendimentos em diversas áreas, como 221.129 consultas médicas especializadas; 200.684 sessões de fisioterapia; 5.236 cirurgias de pequena, média e alta complexidade; 709.853 exames de diagnóstico por imagem; 12.061 exames cardiológicos especializados; 5.568 exames neurológicos; entre outros.
Nestes três anos, o tempo de espera para algumas especialidades caiu mais de 70%. Antes da implantação do Quarteirão da Saúde, em algumas especialidades como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, hematologia, cirurgia vascular, pneumologia, ortopedia e proctologia, o tempo médio para agendamento dessas consultas era de quatro meses; atualmente o paciente espera menos de um mês.
O agendamento de exames como audiometria, mamografia e colposcopia também tiveram redução significativa, chegando em alguns casos a zerar a fila de espera. Além disso, aproximadamente três mil pessoas participaram de mutirões de oftalmologia, e mais de 1.600 passaram por cirurgias oftalmológicas.
Segundo resultado da "Pesquisa de Avaliação da Satisfação dos Usuários", realizada entre novembro e dezembro de 2010, em seu terceiro ano, o Centro de Especialidades recebe aprovação de 80% dos pacientes atendidos no espaço.
O agendamento das consultas ou exames realizados no Quarteirão da Saúde é feito diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde do município, que avisa o paciente sobre a data na própria UBS, por meio dos agentes comunitários ou, em casos de prioridade, por telefone. O tempo médio dessa comunicação é entre 10 e 15 dias antes da consulta ou exame.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Diadema
Nenhum comentário:
Postar um comentário