O MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, realizado em parceira com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tem por objetivo formar profissionais de nível superior para a realização de Avaliações de Tecnologias em Saúde e Avaliações Econômicas em Saúde, através de um programa baseado no método de ensino Problem-Based Learning (PBL)
As tecnologias em saúde, as quais compreendem medicamentos, dispositivos, procedimentos e sistemas de organização e suporte, desempenham um papel cada vez mais importante na atenção à saúde de pacientes e da população. Os processos de incorporação ou exclusão destas tecnologias precisam estar baseados em evidências clínicas e aspectos econômicos.
Para subsidiar a tomada de decisão pelos gestores, a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) pode ser definida como o processo abrangente que avalia os impactos clínicos, sociais e econômicos da utilização das tecnologias em saúde, emergentes ou já existentes, em todas as fases do seu ciclo de vida. Para isso, analisam-se efetividade, segurança, custos e custoefetividade das tecnologias, entre outros indicadores.
A avaliação econômica (AE) compara os custos e as conseqüências de duas ou mais intervenções em saúde, baseada na compreensão de que a aplicação de recursos em determinados programas e tecnologias implica a indisponibilidade de recursos para outras aplicações.
A formação de recursos humanos para a realização de ATS e AE é fundamental para aprimorar a capacidade de gestão clinica e de saúde pública. Dessa forma, serão evitados usos inadequados de tecnologias e riscos para pacientes, visando o aumento da qualidade da atenção à saúde e a eficiência do sistema de saúde.
Acesse aqui a programação completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário