no Blog Saúde com Dilma
Marcelo Kimati: “a ampla inclusão das comunidades terapêuticas [...] sinaliza para soluções simplistas baseadas no isolamento dos usuários de drogas” por Equipe do Blog
No próximo domingo (24/07) às 20h o blog realizará twitcam discutindo a política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O foco é a ampliação da rede de atenção a usuários de drogas através das chamadas “comunidades terapêuticas” (lugares de internação).
O convidado da twitcam é Marcelo Kimati Dias (Médico Psiquiatra e doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, atualmente Supervisor Clínico Institucional e Consultor em saúde mental no estado do Rio Grande do Norte.). Abaixo, um pouco da opinião que nosso convidado defenderá na twitcam e, ao final da postagem, mais informações sobre como participar.
“Qual a Dimensão do Retrocesso?
O Governo Federal tem sinalizado para uma grande ampliação do financiamento através do SUS de leitos para usuários de álcool e outras drogas em comunidades terapêuticas. É fundamental uma reflexão a respeito dos desdobramentos desta política por TODA A SOCIEDADE, EM ESPECIAL DA militância da reforma psiquiátrica. A política de saúde para usuários de álcool e outras drogas vem sendo focada, desde 2003, em ações de inclusão, de enfrentamento ao estigma e na voluntariedade do tratamento. No campo assistencial, tem-se ampliado fortemente uma rede de atenção de caráter comunitário articulado com diversas ofertas que procuram respeitar a complexidade do fenômeno de uso de drogas. A ampla inclusão das comunidades terapêuticas nessa rede vem na contramão deste processo, na medida em que sinaliza para soluções simplistas baseadas no isolamento dos usuários de drogas, no financiamento de instituições não públicas e aponta para um enfraquecimento da rede de atenção comunitária em expansão. Qual o tamanho do retrocesso?”
Como participar?
O debate será transmitido através da nossa página de eventos. Para fazer perguntas, há várias formas:
- Diretamente no chat da ferramenta que será utilizada, a Twitcam (é necessário possuir perfil no twitter). O link será divulgado neste post e na página de eventos.
- via email (saudecomdilma@gmail.com);
- Através do chat do facebook (é necessário possuir perfil no facebook e estar conectado ao blog como amigo);
Nenhum comentário:
Postar um comentário