Secretário diz que há tentativa de polemizar sobre o serviço |
na FSP
Membros do Conselho da Saúde de Ribeirão Preto cobram explicações da Secretaria da Saúde sobre a implantação do Doutor Móvel, serviço de atendimento à saúde promessa de campanha da prefeita Dárcy Vera (DEM).
De acordo com Eliseu Rocha, faltam informações sobre quem vai arcar com o custo de implantação do projeto - estimado por ele em R$ 500 mil ao ano- e sobre o remanejamento de profissionais de postos de saúde para o ônibus adaptado para atendimentos médicos.
Para o conselheiro Marcos Bardella, a iniciativa só se justifica se impulsionar o Programa de Saúde da Família.
O secretário da Saúde Stenio Miranda diz que alguns conselheiros estão tentando polemizar o serviço, que deve beneficiar inicialmente 400 famílias. "É promessa de campanha da prefeitura. Seria motivo de crítica se a proposta não fosse cumprida."
Comentário: Nas décadas de 50 e 60 do século passado, meu pai - que era pediatra - atendia em "consultórios móveis" da extinta Fundação de Assistência do Trabalhador Rural".
Os consultórios deslocavam-se para áreas rurais remotas. As estradas eram de terra e não existia rede de saúde implantada.
Os veículos eram adaptados, transportavam um equipo odontológico e o médico "dava consultas" em salas improvisadas na igrejas e nos sindicatos rurais.
Era uma solução emergencial diante da absoluta carência de recursos e da virtual inexistência de um sistema de saúde. Toda função era desenvolvida com base no assistencialismo, através de consultas médicas e atendimentos odontológicos simples.
Mas isso foi no século passado...
Hoje em dia, no século XXI, de acordo com dados do CNES/DATASUS, o município de Ribeirão Preto tem uma rede física com 37 Unidades Básicas de Saúde, 9 Postos de Saúde, 7 Clinicas Especializadas, 7 Policlínicas, 10 hospitais que atendem o SUS entre outros...
Este papo de "Doutor Móvel" deve ser mais um factóide de campanha que está sendo levado a "sério" só agora, ressuscitado no final do mandato com vistas a campanha de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário