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domingo, 7 de agosto de 2011

Duas empresas que prestavam serviço de publicidade receberam 7% do orçamento total da Câmara de Curitiba em cinco anos.


Câmara gasta até 61% do custeio em divulgação

Contrato com duas agências, que custou R$ 30 milhões em cinco anos, é investigado pelo Ministério Público
A Câmara Municipal de Curitiba destinou, em média, 35% do seu orçamento de custeio com propaganda e comunicação institucional nos últimos cinco anos. Em 2007, o valor gasto no setor chegou a R$ 7,3 milhões, o que equivale a 61% do custeio para aquele ano. Com isso, as duas empresas que prestavam serviço de publicidade para a Casa desde 2006 – Visão e Oficina da Notícia, – receberam 7% do orçamento total do Legislativo municipal em cinco anos.
O contrato firmado pela Câmara com as duas empresas, no valor de R$ 30 milhões por cinco anos, é investigado pelo Ministério Público. O Tribunal de Contas de Estado (TC), que também investiga os contratos, apontou 16 irregularidades envolvendo a licitação de publicidade da Câmara.


Gastos
A Câmara Municipal não informou para onde, exatamente, foi o dinheiro investido em propaganda em cinco anos. O que se tem, através do site Controle Social, é uma visão geral dos gastos:
R$ 19 milhões
Foi o valor destinado a veiculação institucional dos trabalhos da Câmara. O que não se sabe é quais meios de comunicação foram utilizados, nem a quantidade de inserções e anúncios.
R$ 14 milhões
Outra grande fatia dos gastos foi com o Jornal Câmara em Ação, produzido exclusivamente pela Visão Publicidade, entre maio de 2006 e maio de 2010. As edições eram mensais e a tiragem, segundo informação oficial, variava entre 156 mil e 247 mil exemplares – o que seria mais do que a circulação média de um jornal de abrangência nacional, como o Estado de São Paulo, em 2010. Mas não há informações sobre como foi feita a distribuição do jornal da Câmara.
R$ 124 mil
Uma pequena parcela do total foi para a produção de vídeos institucionais, em três línguas: português, inglês e espanhol. Cada empresa produziu um vídeo, desde o roteiro, a captação das imagens, locução e a edição final. Como nos outros casos, não é informado para que foi feito o vídeo e onde ele foi exibido.
R$ 40 mil
O restante do dinheiro foi para a produção de informações, serviço feito apenas pela Visão Publicidade. Não há nenhuma informação adicional sobre o que isso significaria.

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