Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Enquanto isso, na antiga metrópole, o FMI aplica a velha receita


Falta material clínico nalguns hospitais


O sindicato dos enfermeiros alerta que falta material clínico nalguns hospitais e centros de saúde, um pouco por todo o país. O problema parece estar na falta de pagamento do Estado às unidades de saúde e destas aos fornecedores.


via Correio do Brasil


Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), revelou à comunicação social que faltam “desde as coisas mais simples como compressas, seringas, luvas, até, em algumas circunstâncias, material para fazer pensos, medicamentos”. O SEP diz que o problema acontece um pouco por todo o país e e exige uma distribuição mais eficaz, já que as aquisições estão concentradas numa central de compras.
O presidente da associação dos administradores hospitalares, Pedro Lopes, confirma a existência de “casos pontuais” de falta de material clínico, referindo que “a culpa é do Estado que não paga aos hospitais” e assim estes não pagam aos fornecedores.
Segundo Pedro Lopes existe “uma dívida que ronda os 1.500 milhões de euros ou os dois mil milhões”, montante só relativo aos fornecedores dos hospitais. Segundo o jornal “Correio da Manhã”, o Serviço Nacional de Saúde deve cerca de três mil milhões de euros a fornecedores.
Pedro Lopes salienta ainda que muitos dos fornecedores são de pequena dimensão e “não têm estrutura financeira suficiente para aguentar mais 6 meses ou mais 8 meses financeiramente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário