Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mobilização pela Regulamentação da EC 29 movimenta o Congresso Nacional

Tatiana Rosa – Ascom/CONASS

Ao som do grito "O SUS unido, jamais será vencido", centenas de manifestantes lotaram na manhã desta quarta-feira (24), o salão branco do Congresso Nacional para pedir a regulamentação da Emenda Constitucional n. 29. Representantes do CONASS, Conasems, Conselho Nacional de Saúde, Cebes, Abrasco, Unasus e diversas outras entidades vindas de vários lugares do país participaram do ato.

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Saraiva Felipe, parabenizou a força do movimento que reuniu tantas pessoas em prol de um único objetivo. "Sem o apoio de vocês não vamos conseguir sensibilizar algumas áreas do governo que não reconhecem que a regulamentação da EC 29 trará avanços significativos para o SUS".

Saraiva Felipe afirmou ainda que todos os deputados já manifestaram o interesse em votar a Emenda. "Esta não é uma decisão partidária. Existe um consenso entre os líderes de que é preciso votá-la o quanto antes", assegurou.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi, a luta é difícil, mas é preciso perseverança. "Não vou enganá-los de que a luta é árdua, mas se nós insistirmos será possível votarmos a regulamentação da emenda no próximo dia 15 de setembro. Esta é a nossa data chave", finalizou Perondi.

O ex-ministro da Saúde, senador Humberto Costa, garantiu o apoio de uma bancada forte no Senado Federal. "Temos o compromisso de diversos senadores e o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para convencermos que é necessário mais recurso para o SUS, pois só assim podemos fazer com que a saúde avance".

Representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o vice-presidente do CONASS na região Nordeste, secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, também reforçou a necessidade de mais recursos para a saúde. Segundo ele, a responsabilidade do financiamento é tripartite. "Nós precisamos do financiamento dos estados, dos municípios e também da União". O secretário sinalizou ainda o desejo de que a EC seja realmente votada na data prometida pelo presidente da FPS. "Não dá mais para vivermos nessa peregrinação. Espero que essa seja a nossa última manifestação e que no dia 15, a EC 29 seja de fato regulamentada" finalizou.

Ainda hoje no período da tarde os líderes partidários irão se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e com algumas entidades do setor Saúde, para uma reunião sobre os detalhes da votação da emenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário