Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quem tem medo da CPMF?

Quem pode estar contra uma CPMF, imposto ao cheque, impossivel de sonegar, em que quem gasta mais, paga mais, com todos os recursos destinados a saúde pública?
Emir Sader




A urubóloga Miriam Leitão em sua coluna de hoje decretou:


Não lembro de ter ouvido/lido a urubóloga reclamar do "espectro" quando a CPMF foi criada no governo FHC.
Mas, já que estamos falando de fantasmas e urubus, sigamos o conselho de Jack "O Estripador" e... "Vamos por partes".

  1. Quem tem medo da CPMF? Certamente os assalariados não tem. Sou assalariado. Tudo que eu ganho/movimento/compro passa por minha conta bancária. Não tenho caixa 2, nem conta nas Ilhas Cayman. Meu padrão de vida é compatível com meus rendimentos. Não recebo "pro-labores", "que-tais" ou "por-foras". Portanto, não serei que irei engrossar o cordão do "Xô CPMF".
  2. A CPMF vai alimentar a inflação. Quem é minimamente informado sabe que isto não é verdade. A CPMF nunca alimentou inflação nenhuma. Aliás, quando foi extinta, os preços não andaram para baixo, a inflação não diminuiu e a única coisa que aumentou foi o lucro da plutocracia do sistema financeiro-empresarial.
  3. A Saúde tem muito dinheiro e gasta mal. Gilson Carvalho, nosso mestre e "guru" é bem taxativo neste ponto. Ele contrapõe com "A Saúde tem POUCO dinheiro E gasta mal".
  4. "Dilma Rousseff prometeu que não aumentaria impostos e que regulamentaria a emenda 29, que prevê mais dinheiro para a saúde. Agora, ela diz: De onde sairá o dinheiro? E o líder do Congresso fala em novo imposto". Quem colocou na mesa esta questão de onde sairá o dinheiro, não foi a presidenta Dilma. Esta questão é uma premissa de boa governança que foi levada ao paroxismo pela Tucanalha. Vide destruição do aparato social, vide desmantelamento da máquina pública, vide priorização de ajustes fiscais e de pagamento da extorsão do sistema financeiro em detrimento das demandas sociais.
  5. Quem tem medo da CPMF?

  • Quem tem medo da CPMF é o empresário do Caixa 2, que desfila de helicóptero, tem iate ancorado na marina particular, casa em Miami e que troca de BMW todo ano e pendura as despesas na conta da empresa.
  • Quem tem medo da CPMF é a empresa do balanço maquiado de vermelho com o dono mi/bilionário. 
  • Quem tem medo da CPMF é o sistema financeiro que vem batendo recordes sucessivos de rentabilidade e enriquecimento apesar do "Custo Brasil". Aliás, se existe algum "Custo Brasil" de verdade, ele está representado pela nossa enorme dívida social. Diante dela, nós não temos carga tributária "de mais" e sim temos tributos "de menos".
  • Quem tem medo da CPMF é aquele que tem horror à solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário