Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

#EC29 - É 'enganosa' visão de que saúde não precisa de mais recursos, diz Dilma


Presidente defendeu 'racionalizar' gastos, com os recursos disponíveis
Dilma havia criticado repasse da extinta CPMF para outras áreas.


A presidente Dilma Rousseff classificou nesta sexta-feira (2) de “enganosa” a visão de que o Brasil não precisa destinar mais recursos para a saúde. Segundo ela, será preciso “racionalizar” o dinheiro previsto hoje no Orçamento para garantir qualidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando eu digo que é uma visão incorreta, uma visão enganosa, dizer que o gasto na saúde no Brasil é suficiente é porque se nós quisermos dar um padrão para a saúde brasileira, para o Sistema Único de Saúde, nós precisaremos racionalizar os recursos que temos, assegurar maior número de médicos e garantir maior cobertura para atenção básica”, afirmou em Canoas (RS), durante a inauguração de 110 leitos do SUS, no Hospital da Ulbra.
A presidente destacou ainda que é “inexorável” a necessidade de garantir mais recursos para a área. “Nós temos um trabalho de gestão muito importante para fazer, mas tenho a clareza de que o Brasil inexoravelmente terá de destinar mais recursos à saúde pública. Independente do que aquele ou esse setor pensa”, disse.
Ainda durante o discurso, a presidente que o governo terá de fazer “o melhor” pela saúde com os recursos que possui hoje. “Como governante desse país e também com a responsabilidade de gestão que eu tenho, tenho obrigação de dizer que teremos de fazer o melhor que pudermos com os recursos que temos. Quero dizer que podemos fazer muito ainda com os recursos que temos”.
CPMF
Entre as possibilidades em debate no governo para financiar gastos maiores está a criação de um novo imposto, nos moldes da exinta CPMF (Contribuição Social sobre Movimentação Financeira), cuja arrecadação seria destinada ao setor.
Nesta quinta-feira (1º), em entrevista para emissoras de rádio de Minas Gerais, Dilma afirmou que "tem procurado reduzir impostos", que é contra a antiga CPMF da forma como os recursos eram utilizados, sem destinação exclusiva para a saúde.


"Eu acho errado a CPMF porque destinaram para a saúde? Não. Por que o povo tem bronca da CPMF? Porque o dinheiro não foi para a saúde, foi um erro. A saúde não vai melhorar se não fizermos investimentos, e tem que dizer de onde sai. Para o Brasil virar país desenvolvido, temos que dizer a verdade para o povo. Eu acho que a saúde precisa de mais dinheiro", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário