Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

" Chiquinho é o meu amigo"



Um macaco-prego protagoniza no Rio uma história de partir o coração. Chiquinho, seu nome, tem 31 anos de idade e, desde um mês, vive com a família do restaurador Carlos Henrique Rabello Lima .


Mas, agora, provocada por uma denúncia anônima, a 16ª Câmara Cível do Rio decidiu que o primata deve retornar a seu habitat ou ir para um zoológico, pois a família não tem licença para cuidar dele.



É a lei, mas... a decisão poria em risco a vida do animal. Veja só. Em junho de 1980, Chiquinho, então um bebê muito miúdo, foi salvo pelo pai de Carlos Henrique de ser comido por índios de uma tribo maranhense que se alimentava de macacos. Sem ter quem cuidasse dele na mata, foi trazido para o convívio familiar e 'adotado' como filho.



O macaquinho era alimentado por Carlos Henrique, na época com 20 anos, só com mamadeira. Em nome desse amor paternal construído ao longo de 31 anos, Carlos Henrique recorreu e espera a nova decisão da Justiça:



-Levaram o Chiquinho de mim, e eu consegui uma liminar na 4 ª Vara Cível de Petrópolis (onde a família vive com o macaco) para tê-lo de volta. Nos dez dias que passamos longe um do outro, não conseguimos nos alimentar. Ele chegou aqui em casa doente, magro, com virose. Chiquinho é o meu filho, e não vou abandoná-lo. Se fosse melhor para ele ficar longe de casa, eu mesmo o levaria. Na verdade, Chiquinho é... Chiquinha, uma fêmea. Mas, como ganhou o nome quando era muito bebê, e ninguém conseguia distinguir seu sexo, acabou vivendo como se fosse macho. O primata cresceu entre outros bichos da família, como o cachorro Xepa, que montava como se fosse um cavalo, e o gato Bernardo, ambos já falecidos. Hoje, brinca com os gatos Ashey e Piolho. Chiquinho não é mesmo um macaco comum. Odeia banana, por exemplo. Só come frutas como maçã, pera e uva, além de folhas variadas. Carlos Henrique lamenta:


-Em geral, um macaco-prego vive até 25 anos na selva. Aqui em casa, Chiquinho já tem seis anos de bônus. Eu sou tudo que ele tem. Se o puserem sozinho na selva, ele vai morrer. Ele não tem medo de outros animais. Foi criado como se todos fossem amigos. 

Deus o proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário