A Receita Federal apreendeu nesta terça-feira (11), no porto de Suape (PE), um contêiner carregado com lixo hospitalar.
A carga veio dos Estados Unidos identificada como "tecidos com defeito". Seria levada a Santa Cruz do Capibaribe, município do Agreste pernambucano conhecido pela grande produção de roupas.
Aberto por auditores fiscais da Receita, o contêiner trazia lençóis sujos, luvas cirúrgicas usadas, além de seringas, drenos e outros objetos.
Contêiner com lixo hospitalar é apreendido no porto de Suape |
O nome das empresas envolvidas na importação do lixo não foram divulgados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi acionada para conferir o material.
O laudo dos peritos será encaminhado à Receita, que decidirá o que fazer em relação ao caso. Há possibilidade de as empresas envolvidas no negócio serem multadas e obrigadas a levar de volta o lixo trazido ao Brasil, como ocorreu, por exemplo, em 2009.
À época, cerca de 40 contêineres com dejetos domésticos vindos da Europa foram apreendidos no porto de Rio Grande (RS) e devolvidos. A importação de materiais considerados de risco para a saúde é proibida no Brasil.
No fim de semana, a Receita Federal também descobriu em Suape uma carga com 530 kg cocaína escondida em meio a sacos de gesso que seriam exportados para um país africano.
Contêiner com lixo hospitalar é apreendido no porto de Suape |
Nenhum comentário:
Postar um comentário