Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Saúde das crianças é um dos temas de conferência

A saúde infantil será um dos temas abordados naConferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS) a ser realizada no Rio de Janeiro nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011. É um encontro de governos e da sociedade civil. As melhorias ocorridas na saúde de mães e crianças no Brasil evidenciam como o país evoluiu em termos de condições de vida, sistema de saúde e na redução das iniquidades sociais, relatam Victora e demais colaboradores em artigo da série especial Lancet Brasil

Os autores elencam uma série de fatores que contribuíram para tais avanços, incluindo a própria melhoria nos determinantes sociais (redução da pobreza, maior educação das mulheres e aumento da urbanização), intervenções fora do setor saúde (transferência condicional de renda, melhorias no abastecimento de água e saneamento) e a criação de um sistema nacional de saúde unificado com territorialização da atenção primária em saúde, dirigido à melhoria do acesso à atenção de saúde para a população mais necessitada, além de programas centrados em doenças específicas. Os países em desenvolvimento têm concentrado seus esforços em questões de saúde materno-infantil. No Brasil não é diferente, e tem-se progredido muito nessa área. Contudo, é importante sustentar o conceito de que para o desenvolvimento saudável do feto e do recém-nascido são necessárias condições de vida adequadas, incluindo de moradia. 

Como as condições de habitação podem ser facilmente avaliadas por profissionais de saúde, essa informação poderia ser usada como uma importante ferramenta estratégica para a identificação de famílias sob maior risco para saúde, ou seja, aquelas que vivem em condições de moradia inadequadas. Isso reforça a necessidade de abordagens multifatoriais para a redução das desigualdades sociais em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário