Políticos são acusados de desvios de verbas do SUS
no Globo
BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta sexta-feira, em Rondônia, uma operação de combate à corrupção no Sistema Único de Saúde (SUS) que resultou na prisão de oito deputados estaduais. Entre eles está o presidente da Assembleia Legislativa local, Valter Araújo (PTB), apontado como líder da quadrilha. Foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 57 de busca e apreensão. Também foi determinado o sequestro dos bens dos acusados e a suspensão do exercício de função pública.
De acordo com a PF, os suspeitos foram indiciados pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica, extorsão, peculato, violação de sigilo funcional e tráfico de influência, além de terem sido alvos de acusações na esfera cível por lavagem de dinheiro e desrespeito à Lei de Licitações.
Um agente ligado às investigações assegurou ao GLOBO que as fraudes são milionárias e envolvem uma série de desvios em setores da Saúde estadual, em conjunto com empresários locais. As investigações começaram há um ano e meio. Os crimes eram praticados em algumas secretarias estaduais, como Saúde e Justiça, e no Detran. A PF diz que havia um loteamente de licitações e contratos de prestação de serviços para favorecer algumas empresas.
Para efetuar as prisões e os mandados de busca e apreensão, a PF trabalhou em articulação com o Exército, a Aeronáutica, o Departamento Penitenciário Nacional (Depem), do Ministério da Justiça, e o Ministério Público em Rondônia. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participou das investigações. Os mandados foram cumpridos na capital, Porto Velho, e nos municípios de Itapoã do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré e Rolim de Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário