Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Velho de coração muito mole...


Estou em Brasília esta semana. Eventos pessoais e também da saúde. Dos profissionais, o  primeiro foi o II Fórum do Sistema Nacional de Auditoria. O segundo, hoje, a Conferencia Nacional de Saúde.

Entre os dois, um evento importantíssimo: Jovita José Rosa, minha grande amiga, mulher guerreira, colega de trabalho, companheira de lutas, diretora da UNASUS (União Nacional dos Auditores do SUS), diretora do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral - MCCE, foi condecorada ontem com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados.

É a mais alta condecoração concedida pelo Poder Legislativo.

Lá no Salão Negro do Congresso, passou o filme todo pela minha cabeça. Já se passaram alguns (muitos) anos... Recebo telefonema da Jovita, colega de Brasília que eu conhecia mais por questões de trabalho.

“Mario, estamos montando uma chapa para disputar a presidência da UNASUS, e eu gostaria de tê-lo como meu vice-presidente.”

“Vai ser uma honra para mim”.

Daí para a frente, tive o privilégio de acompanhar de perto a trajetória da Jovita. A UNASUS conseguiu ser eleita para participar do Conselho Nacional de Saúde, estreitou laços com a AMPASA - entidade do Ministério Público na Área da Saúde, Jovita foi chamada a fazer parte do MCCE... E a UNASUS ganhou um reconhecimento importantíssimo dentro do movimento social... Jovita, cidadã humilde, discreta, batalhadora, dupla/tripla/quádrupla jornada de trabalho (auditoria, UNASUS, movimento social, casa...) não parou mais de crescer e de alçar novos vôos.

Quando ela um dia me ligou para contar que nós estaríamos entrando para compor o MCCE, eu perguntei:
“Pô, mas isto tem a ver com a ‘Ficha Limpa’, será que não estamos fugindo um pouco do nosso foco?”
Jovita respondeu:
“A Saúde é o maior foco de corrupção na área eleitoral! Trocam-se votos por ‘favorezinhos’ como transporte em ambulâncias (de políticos), por internamentos, por liberação de medicamentos, é por aí!”

Ontem lá no Salão Negro, havia centenas de personagens, políticos, empresários, jornalistas, gente graúda de todos os tipos. A Guarda de Honra estava de gala. Tudo muito lindo. Rodinhas de conversa aqui e acolá.

Fiquei de pé no fundo da sala.

A minha frente, Jovita posando para fotos rodeada pela sua família, todos compartilhando aquela vitória, todos radiantes, os netos alinhados para fotos, sorrisos abertos...

No mesmíssimo instante, lá fora,  os delegados da 14ª Conferência Nacional  de Saúde promoviam um ato em defesa do SUS.

Manifestantes no gramado da Esplanada dando mostras ao “poder” (assim mesmo com minúscula, pois o PODER de verdade é o que emana do Povo) de que a Brava Gente da Saúde está a postos, aguerrida e pronta para a luta.

Chorei (discretamente, como convém nestas horas) mas chorei.

Mario Lobato

Um comentário:

  1. Meu caro amigo Mário. Você é uma pessoa que eu escolho para ser meu irmão. Vc é meu irmão!
    E conseguiu me deixar sem palavras e com os olhos cheio de lágrimas.
    Mas não faço mais que minha obrigação de cidadã consciente. E o melhor, junto comigo está uma legião de pessoas cumprindo seu papel transformador. Você e outros trabalhadores do DENASUS faz parte dessa Vitória.
    Jovita

    ResponderExcluir