Ministra francesa orienta sem-teto a ‘ficar em casa’ durante o inverno
PARIS — A ministra francesa da Saúde, Nora Berra, recebeu uma enxurrada de críticas pelo Twitter, após recomendar que moradores de rua “ficassem em casa” durante duro o inverno que castiga a Europa. Na mensagem divulgada no microblog, Nora diz que “bebês, idosos, enfermos e sem-teto são mais vulneráveis em épocas de frio extremo e deveriam evitar sair ao ar livre".
A gafe não passou despercebida. Comentários no Twitter e na mídia chamaram a atenção para o deslize da ministra, e os internautas chegaram a criar a hashtag #NoraBerration (um trocadilho como NoraBerração) para comentar o assunto. A ministra tentou conter os danos publicando uma nova mensagem que redirecionava os leitores para uma nota corrigida em seu blog oficial, na qual a referência aos sem-teto havia sido retirada.
No entanto, o esforço não foi suficiente. Irritada e em uma última tentava de justificar a gafe, a Nora publicou uma outra mensagem dizendo: "Há alguns assuntos que não se prestam à ironia", twittou.
Mais de 300 pessoas, a maioria sem-teto, morreram nos últimos dias do rigoroso inverno que varre a Europa, com temperaturas que chegaram a -30°C em partes da França. Muitas cidades francesas estão oferecendo abrigos noturnos extras para os moradores de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário