Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Audiência pública na ALEP discute situação de população de rua


A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira, dia 8 de maio uma audiência pública sobre as violações sofridas pela população em situação de rua no Paraná. A audiência, que será realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, terá a participação da diretora do Departamento de Proteção Social Especial (PSE), da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social, Telma Maranho, do assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Wellington Pantaleão, e da Representante da Pastoral Nacional do Povo de Rua, Cristina Bove.

A implantação da Política Nacional da População de rua também será discutida na audiência pública. Em Curitiba, cerca de três mil pessoas vivem nas ruas, enquanto no estado, a estimativa é de que existam entre oito e dez mil moradores de rua. No próximo ano, o IBGE fará uma pesquisa em todo o país, em cidades com mais de cem mil habitantes, para aferir o tamanho dessa população. Em Curitiba, o último levantamento foi realizado em 2007/2008, informou o representante do Movimento Nacional de População de Rua, Leonildo Monteiro.

A Política Nacional para População em Situação de Rua entrou em vigor em 2009. A proposta é assegurar aos moradores de rua o acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de previdência social, de assistência social, de trabalho, de renda, de moradia, de cultura, de esporte e de lazer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário