O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de se juntar à elite internacional daacreditação em saúde. A instituição foi aceita para integrar a Federação deAcreditação da Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde(ISQua, na sigla em inglês), ao lado algumas das principais organizaçõesacreditadoras do mundo, incluindo a Joint Commission International(JCI), entidade norte-americana com maior prestígio no mundo, representada noBrasil com exclusividade pelo CBA.
A ISQua é umaassociação independente, sem fins lucrativos, que objetiva proporcionar amelhoria continuada na qualidade e da segurança no cuidado em saúde em todo omundo, acreditando programas nacionais e internacionais de acreditação. Até oano passado, a instituição já havia acreditado 19 organizações, 35 conjuntos denormas e oito programas de treinamento supervisionado. A Federação reúnerepresentantes dos setores de acreditação em saúde e avaliação externa paraestabelecer parâmetros de qualidade para todo o mundo.
Maria ManuelaAlves dos Santos, superintendente do CBA, revela que a próxima meta dainstituição que comanda é receber a acreditação da ISQua: "A certificaçãogarante que os padrões preconizados pelo CBA, assim como os processosutilizados para avaliação das organizações de saúde, atendem a critériosinternacionais estabelecidos em consenso pelos membros da ISQua." Elaadianta que o CBA já está se preparando para essa conquista. "Aexpectativa é que recebamos a acreditação até o fim de 2012 ou início de2013", planeja.
Maria Manuelalembra ainda que o CBA conseguiu negociar com a ISQua uma edição no Brasil daConferência Internacional da ISQua em 2014. O evento anual, que acontecerá noRio de Janeiro, reúne representantes de entidades de mais de 80 países para ointercâmbio e debate de informações, conceitos e boas práticas sobre aqualidade na assistência e segurança do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário