Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Alguma coisa está fora da ordem... Em Nova Iguaçu

Em Nova Iguaçu, dez querem a prefeitura
 

É o município do Estado do Rio com maior número de candidatos a prefeito


CÁSSIO BRUNO
cassio.bruno@oglobo.com.br

Com 561.391 eleitores, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vive uma das campanhas mais acirradas no estado.

Dez candidatos lutam pelo comando da prefeitura. É o maior número de concorrentes entre as 92 cidades fluminenses.

Nessa briga está valendo tudo: da exibição de propaganda perto da prefeitura, de escolas, igrejas, hospitais e em canteiros de obras de infraestrutura - além da associação com padrinhos políticos de peso, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o governador Sérgio Cabral.

A prefeita Sheila Gama (PDT) tenta a reeleição com um vice petista, Alberto Cantalice. Mas nomes de peso do PT, como o ex-prefeito Lindbergh Farias, estão longe da campanha. Sheila espalhou publicidade com fotos junto a Dilma e Lula. Na TV, terá o depoimento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nelson Bornier (PMDB), deputado federal e ex-prefeito, buscou apoio de um antigo desafeto: Cabral. Em 2010, Bornier apoiou José Serra (PSDB) para presidente, irritando o governador, que pediu votos para Dilma. Semana passada eles selaram um acordo.

A vice na chapa de Bornier é Nicolasina Acarisi, do PR, partido comandado no Rio pelo ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, inimigo político de Cabral. O curioso é que na coligação do candidato do DEM a prefeito, Rogério Lisboa, o vice é Isaias Coimbra, também do PR. O caso foi parar na Justiça. Garotinho fechou aliança em todo o estado com o DEM.

Estão na disputa também Walney Rocha (PTB), aliado do ex-deputado federal Roberto Jefferson, réu do mensalão, e o ex-pagodeiro Wagner Dias Bastos, o Waguinho (PCdoB), apoiado pelo pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias. Já a Igreja Universal do Reino de Deus e o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, apoiam Marcos Fernandes (PRB). O deputado estadual Alexandre José Alexandre, o Xandrinho (PV), é outro da lista que concorre à prefeitura, assim como Renato Gomes (PSTU), Emilio Araújo (PSOL) e José Renato (PCB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário