Felippe Anibal na Gazeta do Povo
Com uma taxa de 6,3 mulheres assassinadas para cada grupo de 100 mil, o Paraná foi apontado pelo Mapa da Violência como o terceiro estado com o maior índice de homicídios femininos. Foram 388 assassinatos de mulheres registrados em 2010, ano de referência do estudo. O índice paranaense supera a média nacional, que ficou em 4,4 mortes, e é maior do que a de países como Colômbia (6,2), Belize (4,6) e Cazaquistão (4,3).
O Paraná tem, ainda, cinco municípios com mais de 26 mil habitantes entre os 50 com mais casos de assassinatos de mulheres em relação à própria população feminina. Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, ocupa o segundo lugar no ranking, com 11 vítimas de homicídio e taxa de 24,4. As outras cidades citadas na lista são Araucária (22.º lugar), Fazenda Rio Grande (32.º), Telêmaco Borba (39.º) e União da Vitória (46.º).
Curitiba aparece em 59.º lugar. De acordo com o estudo, a capital paranaense teve taxa de 4,7 (95 homicídios). Apesar de ser superior ao índice nacional, a cidade está em 21.º lugar no ranking das capitais com mais casos de violência contra a mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário