Ando preocupado com as propostas dos candidatos a prefeito de Curitiba na área da saúde...
Quase todos ele prometendo "mutirões" de consultas, cirurgias etc etc.
Os mutirões são nada mais do que REMENDOS destinados a esconder as deficiências do sistema.
Servem muito bem como propaganda, resolvem alguns problemas de algumas pessoas durante algum tempo.
Se não vierem acompanhados de regulação da assistência, expansão dos serviços, políticas de acolhimento e humanização, melhoria da RESOLUTIVIDADE da Atenção Primária, de NADA servem.
Um deles (um político da pesada) prometeu extinguir as "pulserinhas coloridas" nas unidades 24 horas. Ou seja, vai revogar o Protocolo de Manchester e misturar alhos, bugalhos, cenouras e laranjas na sala de espera.
Outro (codinome 'Junior') falou em "reabrir o hospital do Carmo". Será que vai colocar dinheiro público em um esqueleto inservível, apodrecido e falido de um hospital PRIVADO?
Agora, o "campeão" foi o prefeito não eleito (o afilhado do playboy).
Olha só:
- Apresentou como grande "conquista" o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. É OBRIGAÇÃO do município. Recebe $ do Min Saúde para fazer isso!!!
- Mostra o Hospital do Idoso como "o mais moderno do país". Imaginem como vai ser quando o hospital estiver funcionando de verdade!
- Atualmente está só com 10% da capacidade. Inauguração eleitoreira, sem que os equipamentos estivessem instalados e a equipe de saúde completa.
- Resgatou o "Hospital e Pronto Socorro Norte", proposta inicial da década de 90 do século passado e que NUNCA saiu do papel quando o grupo dele esteve no poder, exceto em época de eleição.
- Contou como grande vantagem as pessoas conseguirem fazer mamografias e demais exames... mas "ESQUECEU" de contar que algumas especialidades estão com espera de quase 1 ano...
Nenhum comentário:
Postar um comentário