Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

Campana: A liberdade sob risco, mais uma vez


no blog do Fábio Campana


Pois, pois, corremos o risco de que a liberdade de imprensa soçobre sob o peso da judicialização. Explico. Os processos judiciais passaram a ser o principal instrumento de políticos, politiqueiros e politicalhos para inibir a liberdade de expressão. Eu mesmo enfrento esse tipo de ação que os poderosos de alto e de baixo coturno encontraram para agir, nas brechas da lei, contra quem exerce o seu papel de informar e criticar.
Agora, um blog está sob risco de sucumbir, o chamado “Blog do Tarso”. Não interessa saber que tipo de jornalismo faz, que posições defende ou que argumentos exibe. Mais importante é que a liberdade seja preservada. Os poderosos deveriam entender que estão na vida pública e seu ônus é enfrentar o debate público sobre os seus atos. Quem não tiver estrutura, que se recolha. E já é tempo de que surja quem possa, no Congresso, propor defesas mais eficientes para a liberdade de impresa, que não é um direito do jornalista, mas um direito da sociedade de saber e conviver com as opiniões mais diversas.
Afinal, não lutamos tanto contra o regime fardado para recuperar direitos e liberdades fundamentais para entregá-las agora sob a capa da judicialização.

2 comentários:

  1. : não sou Paranaense e, consequentemente, não voto lá. Mas sou blogueiro que gosta de uma briga e Senta a Pua como os galos numa rinha ou no voo do Quero-Quero, ave símbolo do Rio Grande do Sul. Não poderia deixar de alardear essa situação. Há que brigar em todas as instâncias possíveis. Há que fazer ecoar por todo o Brasil e exterior. Há que mostrar quem são esses donatários da exclusividade. Há que repercutir. Repercutir. Repercutir.

    ResponderExcluir