via Crash-Test no Brasil Já
FICA AQUELA PERGUNTA:
Por que uma importante variável nunca é considerada nas estatísticas de óbitos no trânsito brasileiro?
O resultado do Teste de Colisão?
Para responder a esta inquietante pergunta segue mais um comparativo: Desta vez mostrando o Ranking dos 10 carros mais vendidos no Brasil e na Europa em 2012, com os respectivos resultados do teste de colisão frontal (Máximo = 16 pontos) e da proteção à criança (Máximo = 49 pontos).
É realizada uma estatística dos valores médios para os 10 carros, no Brasil e Europa, além da diferença percentual desta média.
No grupo dos 10 mais vendidos existe uma diferença brutal em termos de segurança: +191,59% a mais na pontuação dos automóveis europeus se comparados às carroças brasileiras.
Na proteção à criança temos uma diferença de +83,72%. Apesar de o Brasil possuir uma frota 311,92% MENOR que a Européia aqui se mata 15,04% A MAIS no trânsito, ou em termos relativos (A cada 100.000 veículos) 4,9 VEZES MAIS... E isto sem falar das estradas em estado repulsivo, dos motoristas assassinos e individualistas, dos hospitais mal equipados, dos políticos que somente pensam em si, etc., etc., etc.,...
Obs.: Para efeito de estatística considerou-se o resultado do Fox igual ao do Gol, o resultado de Strada e Siena iguais ao do Pálio (Mesma plataforma neste caso, provavelmente com mesmos resultados)...
Com o aumento nas vendas de motos, eu acrescento que algumas medidas de segurança também caberiam em relação a estes veículos. Entre as que custariam muito pouco, eu sugeriria:
ResponderExcluir- que as motos viessem com sinal sonoro de pisca ligado, pois é muito comum os motoqueiros esquecerem as 'sinaleiras' ligadas e ficam andando e sinalizando errado pros outros condutores;
- Farol sempre ligado (sem opção de desligar);
- Freios a disco/CBS em motos abaixo de 150cc.
Com um custo mais elevado, mas necessário:
- Freios ABS, de série, em todas as motos acima de 150cc