Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Resgatando os negros de Curitiba


no blog Caixa Zero


Passeata da Consciência Negra: que o feriado resgate o nosso passado.

Claro que haverá quem reclame: sempre há. Pode ser inclusive que mais um feriado não seja a melhor solução do mundo para qualquer problema. Mas o fato é que a criação do Dia da Consciência Negra em Curitiba tem méritos inegáveis.
O principal é fazer com que, oficialmente, se reconheça a importância dos negros para a história da cidade. O discurso de capital europeia era absolutamente equivocado, assim como era cruel a negação do uso de escravos por aqui.
Curitiba foi, sim, construída com trabalho forçado de negros raptados em suas terras e mantidos aqui debaixo de grilhões. Nada mais justo do que uma homenagem. Nem que seja para forçar os professores a falar do assunto em sala de aula.
A cidade sempre ocultou esse lado de seu passado. Há praças e memoriais para ucranianos, italianos, japoneses,. que realmente foram fundamentais para a nossa história. Até franceses e espanhois, que vieram para cá em menor número, ganharam homenagens. Para os negros, quase nada.
Há uma praça no Pinheirinho, pouco visitada. Uma placa na Santos Andrade. E uma estátua de uma lavadeira atrás do Paço da Liberdade. Só.
Que o Dia da Consciência Negra mude isso. E nos devolva o nosso passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário