Neste mês o Ministério da Saúde divulgou o resultado final do prêmio InovaSUS. Neste ano foram escolhidas experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de planos de cargos, carreiras e vencimentos - PCCV - por secretarias estaduais e municipais de saúde.
É o segundo ano que o concurso acontece. Em 2011 foram premiados projetos voltados para a gestão do trabalho na saúde no âmbito do SUS.
O Paraná não ganhou nenhum prêmio. Aliás, sequer participou, pois o governo não negociou com os trabalhadores o PCCV. Não adotou medidas para valorizar as condições de trabalho no SUS.
Mais uma vez o governador Richa está na contramão do SUS.
Os premiados 2012
1º lugar - Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, com o trabalho “PCCS/SUS: um caminho possível para a SES/MT”.
2º lugar - Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte (CE), com o projeto “Plano de Cargos e Carreiras e Salários da Saúde de Limoeiro do Norte: uma história com final feliz!”.
Também foram premiados trabalhos das secretarias da Bahia, de Tocantins e de Alagoas, e das prefeituras de Goiânia (GO), Recife (PE), Ceres (GO), Guarulhos (SP), Uruguaiana (RS) e Rio Branco (AC). Foi selecionado também um projeto da Fundação Estatal Saúde da Família, vinculada ao governo da Bahia.
Critérios
Quatro critérios foram adotados para a análise dos trabalhos:
- Negociação - diálogo entre gestores e trabalhadores para construção da proposta,
- Inovação - introdução de elementos novos,
- multiplicação - possibilidade de adaptação a outros contextos, e
- articulação - diálogo com a política de educação permanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário