mandato Tadeu Veneri
O líder da bancada de Oposição, deputado estadual Tadeu Veneri (PT), espera que o governador Beto Richa (PSDB) não homologue o reajuste de 10,62% na tarifa de água e esgoto, decidido pelo Conselho de Administração da Sanepar. "Ao governador cabe analisar o pedido com os olhos de um governante preocupado com a repercussão desse aumento sobre a população e não apenas com o balanço da companhia e os lucros dos acionistas privados", afirmou Veneri.
O reajuste da tarifa, aprovado pelo Conselho na terça-feira, 29, depende da homologação do governador e do aval do Instituto de Águas do Paraná, o órgão gestor do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. "A Sanepar ainda é uma empresa pública e este seria o terceiro reajuste aplicado pela empresa, desde o início da gestão tucana, com o argumento de defasagem na tarifa. Existem outras formas de administrar, que não seja apenas reajustando preços de serviços oferecidos à população", disse Veneri.
O líder da oposição destacou que, no início do ano passado, a população já foi penalizada com a nova tabela de valores das taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). "Enquanto o governo federal encontra fórmulas para reduzir o preço da energia elétrica para a população, o governo estadual que não quis colaborar com essa iniciativa, agora, pode impingir ao cidadão paranaense um novo reajuste. São estilos muito diferentes de governar", comparou Veneri.
Desde que o governador Beto Richa assumiu, as tarifas foram reajustadas em 16%, em 2011 e mais 16,5%, em 2012. No total, os reajustes podem chegar a 49,49% em dois anos de governo tucano.
A impressão que tenho é que Betinho dá corda para o próprio enforcamento. Um governo insípido, insosso e inodoro (excessão feita ao litoral do PR, onde o inodoro não se aplica!).
ResponderExcluirGoverno sem marcas, sem projeto, sem cara...
Quanto à Sanepar, apesar de empresa pública atua com lógica privada a mando de sua diretoria, conselho e acionistas, fazendo maldades homeopaticamente, hora não faz coleta de esgoto, quando faz não trata boa parte dele e devolve aos nossos mananciais e, finalmente, nos enfia goela abaixo aumentos de tarifa que acumulam quase 50% em dois anos de governo.
Vamos lá, 2014 está logo ali, quando Betinho soltará seu "saco de bondades", em doses alopaticas.
Abraços, Antonio C Nascimento