Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

MS esclarece: Principais dúvidas sobre #maismedicos nas redes hoje


#EsclareceMS: principais questionamentos sobre #maismedicos no interior e periferias do Brasil de hoje. 


É importante ressaltar que a medida não pode ser debatida com uma estratégia, mas com várias. Por isso o Ministério da Saúde acredita em algumas ações para atingir o objetivo de prestar atendimento médico à população, que aponta a falta de profissionais como principal problema do SUS, que são: 
  • Mais e melhores hospitais, 
  • Valorização do médico brasileiro e 
  • Vinda de médicos estrangeiros. 

Saiba mais na entrevista de ontem do ministro à Revista Época, em que detalha as medidas para levar médicos ao interior e periferias.

Perguntas: condições de trabalho no interior

O Ministério da Saúde tem se preocupado com mais e melhores hospitais. Já foi investido R$ 1,6 bilhão para, reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país, mais de 15 mil projetos enviados pelos municípios e com obras monitoradas pelo Ministério da Saúde. Também serão investidos R$ 7 bilhões entre o Ministério da Saúde, Estados e municípios na construção de mais de 800 hospitais e mais de 800 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 


Perguntas: outros profissionais de saúde

O Governo Federal anunciou na terça feira a ampliação da formação de médicos especialistas no Brasil. Serão criadas 12 mil vagas até 2017, das quais quatro mil nos próximos dois anos. Com a expansão, todo médico formado no Brasil terá acesso a uma vaga na residência. Uma das novidades é a abertura de vagas nas instituições de ensino superior sem fins lucrativos. Será priorizada a criação de vagas nas especialidades que o país mais precisa. Foram eleitas áreas prioritárias, tais como pediatria, psiquiatria, neurologia, radiologia e neurocirurgia. Ainda nesta semana foi anunciado reajuste de 24,8% a partir de 1º de julho na Bolsa de residência. 


Perguntas: Revalida

O edital nacional trará vagas para médicos brasileiros irem para cidades e regiões que mais precisam. Só serão chamados médicos estrangeiros para o preenchimento das vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros. Estes médicos estrangeiros atuarão com autorização especial e apenas na atenção básica, sem revalidação do diploma por dois motivos: 1) O Ministério da Saúde não quer médico estrangeiro disputando o mercado do médico brasileiro 2) Com a revalidação do diploma este médico poderá atuar em qualquer lugar do Brasil e a medida visa médicos para atuarem exclusivamente em cidades e regiões que mais precisam dos profissionais. 


Perguntas: qualidade dos médicos estrangeiros

O ministério da Saúde só atrairá médicos de qualidade. Mas não haverá preconceito quanto à nacionalidade destes profissionais, desde que o país tenha mais médicos por mil habitantes do que o Brasil e seus diplomas sejam reconhecidos por seus países. Destacamos que independente da nacionalidade, os profissionais passarão por supervisão criteriosa de Universidades Públicas Federais, que avaliarão seu histórico, antecedente médico e capacidade de comunicação (português). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário