As nove unidades de saúde que estão fazendo o atendimento até as 22 horas registraram, do início de abril até agora, 12.279 procedimentos de saúde realizados somente no período noturno – de 19h às 22 horas. A maior procura é por consultas médicas, mas muitos usuários aproveitam o horário para vacinação e procedimentos odontológicos, além das consultas de enfermagem.
Desde o início de abril, a Prefeitura de Curitiba deu início a um processo de ampliação no atendimento em todas as regiões da cidade como forma de melhorar a assistência à população e oferecer alternativas para aqueles que não têm como agendar consultas durante o dia.
“Esta foi a primeira etapa de ampliação, com uma unidade básica de saúde em cada região da cidade funcionando até mais tarde. Nos próximos meses, o objetivo é que novas unidades passem a trabalhar com horário estendido”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.
A primeira ampliação ocorreu na US Camargo, no Cajuru, no dia 8 de abril. De lá pra cá, gradativamente, cada região passou a contar com uma unidade atuando com horário estendido. São elas: Camargo (Cajuru), Eucaliptos (Boqueirão), Bairro Alto (Boa Vista), Oswaldo Cruz (CIC), Vila Guaíra (Portão), Ouvidor Pardinho (Centro), Bairro Novo (Bairro Novo), Concórdia (Pinheirinho) e Santa Felicidade.
Massuda destacou que, a médio prazo, esse trabalho deve desafogar a demanda que hoje chega às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas. “São mais de 12 mil situações que foram resolvidas perto das casas dos pacientes, sem que eles precisassem sobrecarregar o Sistema de Urgência e Emergência, que tem como finalidade dar atendimento somente aos pacientes em situação mais crítica”, comentou.
O aposentado Antenor Pereira de Novaes, usuário da US Camargo, procurou a unidade após sentir mal estar e dores de cabeça. “Eu tinha acabado de chegar de uma viagem à região Norte do País e fiquei preocupado. Tem tanta doença circulando por aí que eu achei que devia procurar um médico. Fiquei sabendo que tinha consulta para aquela noite mesmo e fui muito bem atendido por toda a equipe. Já estou com quase todos os resultados dos exames prontos. Foi tudo muito rápido”, afirmou.
A atendente de serviços gerais Luzia de Oliveira Fagundes também aprovou o atendimento na unidade. “A equipe é excelente, sempre fui muito bem atendida. E agora tenho a vantagem de poder agendar as consultas para o período noturno, sem a necessidade de perder o horário de serviço”, elogiou.
Do outro lado da cidade, na US Bairro Novo, a ampliação também foi bem recebida pelos usuários. A dona de casa Josiane Pereira Kuchalchi buscou atendimento para o marido, Carlos Alberto Carneiro, que estava com dores na coluna e agora já está medicado. “Esperamos que o serviço continue assim”, destacou.
Massuda frisou que é em função dessa aprovação da população que, durante as consultas públicas promovidas pela Prefeitura de Curitiba, a ampliação do horário em novas unidades tem sido um dos pedidos mais frequentes. “Foi uma iniciativa que deu certo e que vamos implantar em outras unidades”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário