Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Com a palavra, Rogério Carvalho, médico e deputado federal, relator da Medida Provisória Mais Médicos

Rogério Carvalho em sua página no FB


Boa Tarde. 

Diante de tantas polêmicas, mais esclarecimentos sobre a MP mais médicos. 

Como disse a vocês, infelizmente não tenho tempo hábil de responder um a um dos milhares de questionamentos que recebi aqui e eu mesmo gosto de acompanhar, estar em contato e receber as críticas e sugestões de todos. 

Compreendo a ansiedade, o receio com o novo. Não aceito as agressões gratuitas. Estas não acrescentam em nada, não constroem um debate maduro e responsável que devemos travar aqui diante desta questão.

Então, nós vamos dividir o trabalho em 5 eixos de análise. 

O eixo da formação, da abertura de escolas, que é muito importante pois pretende criar 11 mil novas vagas nos próximos anos. 

O segundo eixo é o segundo ciclo, que seria o acréscimo de mais dois anos na formação dos médicos, ou sobre a forma de residência ou sobre o tempo de graduação. Esse debate é muito importante porque dará oportunidade ao país de ter um médico especializado em medicina geral e de família que hoje atende a mais de 50 milhões de Brasileiros. 

O terceiro eixo é o do provimento e da fixação de médicos em áreas com dificuldade de manter os profissionais. Nesse eixo nós vamos discutir critérios para a entrada do médico estrangeiro, em áreas específicas onde não tem médicos 

O quarto eixo é o da carreira médica que é muito importante e uma reivindicação dos milhares de colegas através de suas entidades de classe ou de forma pessoal via redes sociais. 

E o quinto eixo é o acompanhamento de toda essa política, as instâncias os fóruns permanentes. 

A partir desses eixos nós vamos analisar as quase 600 emendas e incorporar aquilo que for possível a medida provisória e a partir dessas contribuições também enriquecer o debate desses segmentos. Devemos fazer visitas aos Estados onde há deficiência de médicos e fazer pelo menos duas audiências públicas e dezenas de reuniões com lideranças, lideres de bancadas e representantes da classe médica.

Quanto as críticas de vocês e das entidades devo dizer que sou favor ao debate sobre o provimento de médicos do Brasil e da melhoria da formação e da qualidade desse profissional e a favor do debate de nós termos instâncias permanentes de gestão de uma política para a melhoria da saúde no Brasil.

Eu sempre como estudante e médico militei no âmbito das entidades representativas, fiz a minha carreira a partir daí Mas é um momento importante para o Brasil. O país precisa ter mais médicos e como médico acho fundamental termos uma ampliação do numero de pessoas. Ampliando inclusive o mercado de trabalho e as oportunidades para as especialidades médicas. 

Se a gente tem 30 mil médicos a mais na atenção básica isso pode significar mais médicos também nas especialidades. Então isso significa o crescimento de todo o setor saúde do país. É um projeto também que vai trazer riqueza para o país, vai trazer riqueza do ponto de vista econômico, porque vai se produzir mais medicamentos, vai demandar mais leitos hospitalares, é um processo que vai ampliar vagas para outros profissionais como fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico em radiologia, farmacêuticos. 

Sabe por que, quando você coloca 220 mil médicos a mais no mercado significa que esses médicos serão absorvidos por novos serviços de saúde e novos serviços gera a contratação de mais profissionais. Todos os setores crescerão e além disso é a riqueza maior que é a melhoria do atendimento da população e a presença de médicos em locais onde nunca houve atendimento médico na história do Brasil. 

Obrigado e aguardo mais sugestões. 

Grande Abraço, Rogério Carvalho, médico e deputado federal, relator da Medida Provisória Mais Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário