Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ministro reafirma segurança jurídica do #MaisMédicos em encontro com blogueiros

no Blog da Saúde


O ministro Alexandre Padilha, participou no último sábado (24) de encontro com blogueiros para responder dúvidas relacionadas ao programa #MaisMédicos. Entre os temas abordados está a questão da segurança jurídica do programa.

Alexandre Padilha explicou como vem realizando debates sobre a necessidade de #MaisMédicos no país. Ele destacou que Ministério da Saúde pretende chegar à média de 2,7 médicos por mil habitantes em 2027.

Ao ser questionado sobre as condições do contrato dos cubanos que vêm trabalhar no Brasil, o ministro explicou que os termos da cooperação que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fez com Cuba são os mesmos já realizados com 58 países no mundo inteiro.

Ele explicou que a primeira ação do programa Mais Médicos é investir na infra-estrutrura da saúde e a segunda é dar mais oportunidades para os jovens brasileiros cursarem medicina.

Padilha afirmou ainda que o programa Mais Médicos tem  segurança jurídica.

Outra preocupação do ministro é o perfil de formação dos profissionais brasileiros, que precisa mudar devido às características da nossa população.

Quanto a questão da língua, o ministro destacou que é muito mais fácil treinar o profissional em língua portuguesa que esperar 6 anos para que médicos se formem. 

O ministro lamentou a declaração do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais sobre não socorrer erros dos colegas cubanos. Para Padilha, a declaração não condiz com o código de ética profissional da medicina. 

Padilha acredita que com o tempo a resistência que alguns profissionais têm ao  programa  #MaisMédicos irá diminuir. “Meus colegas irão compreender qual o espírito do programa”, disse.

Padilha lembrou aos blogueiros que as inscrições da 2ª etapa do #MaisMédicos estão abertas. Ele reforçou que existem mecanismos para evitar que prefeituras demitam médicos já contratados para substituí-los por profissionais do programa federal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário