via PMC
O número de consultas médicas realizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas de Curitiba aumentou 51,8% de maio a setembro deste ano. Foram registrados 509.200 atendimentos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 335.436.
A comparação considera o período de maio a setembro porque o sistema informatizado que registra os dados passou a ser abastecido a partir de maio de 2012.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressalta que a maior parte dos atendimentos realizados nas UPAs poderia ser resolvida nas unidades da rede básica e nos serviços de saúde da Região Metropolitana. “As UPAs são destinadas prioritariamente para atender os casos de urgência e emergência, mas acabam atendendo casos mais simples e também muitas pessoas da Região Metropolitana, o que acaba sobrecarregando o serviço”, afirma.
“A alta resolutividade no atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento atrai cada vez mais as pessoas ao serviço”, ressalta Ilmar Carneiro Leão, diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba.
Reestruturação
A Prefeitura de Curitiba vem adotando uma série de medidas para fazer frente à grande procura e melhorar o atendimento à população. O número de médicos para fazer atendimento nas oito UPAs aumentou e nove unidades de saúde estão atendendo em horário estendido, até as 22 horas.
Além disso, a rede de urgência e emergência também recebeu novos investimentos do Ministério da Saúde, que está repassando R$ 3,2 milhões mensais para custeio do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), Central de Regulação do SAMU, para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Central de Leitos.
Para ampliação da rede de urgência e emergência de Curitiba, está prevista a construção de mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas, uma na região central de Curitiba, junto ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, e outra na região Sul, no bairro Tatuquara.
Unidades Básicas
As unidades básicas de saúde registraram um aumento de 22% no número de consultas médicas no período de janeiro a junho de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. Foram 974.948 consultas médicas este ano, contra 797.761 em 2012.
Quando procurar a UPA e a Unidade de Saúde:
As UPAs prestam atendimento de média complexidade e devem ser procuradas em situações como:
Parada cardíaca
Crise convulsiva
Reação alérgica grave
Dor aguda no peito
Falta de ar intensa
Parada cardíaca
Crise convulsiva
Reação alérgica grave
Dor aguda no peito
Falta de ar intensa
As Unidades Básicas de Saúde devem ser procuradas para:
Vacinas
Consultas médicas, enfermagem e odontológicas
Curativos
Dispensação de medicamentos
Coleta de material para exames
Marcação de consultas especializadas
Tratamento de doenças crônicas
Orientações de saúde
Vacinas
Consultas médicas, enfermagem e odontológicas
Curativos
Dispensação de medicamentos
Coleta de material para exames
Marcação de consultas especializadas
Tratamento de doenças crônicas
Orientações de saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário