Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SDD e Pros também passam a obstruir votação da MP do #MaisMédicos

na Agência Câmara

O Solidariedade e o Pros decidiram obstruir a votação da Medida Provisória do Mais Médicos (621/13), que está sendo analisada agora pelo Plenário da Câmara. O PSB também vai entrar em obstrução, segundo o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP). Ele informou que a bancada do partido está reunida para tomar uma posição sobre o tema. No painel eletrônico de votação, porém, o PSB ainda não se posicionou pela obstrução.

O Plenário já enfrenta a obstrução do DEM à MP. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), quer adiar a votação do projeto e, para isso, apresentou um requerimento para que a votação da retirada de pauta seja nominal, que está sendo analisado neste momento. Trata-se de uma medida protelatória. PSDB, PSD, PRB e PPS acompanham o DEM.
A MP dos Mais Médicos autoriza a contratação de médicos estrangeiros para atuação na atenção básica de saúde em regiões sem médicos brasileiros. Também muda parâmetros da formação
Para Caiado, a medida é eleitoreira e não resolve a falta de médicos no País. Ele argumenta que só a criação de uma carreira federal de médico vai ser capaz de levar a saúde para os pequenos municípios. "Essa carreira vai permitir que o médico fique nos municípios sem depender do prefeito ou da pressão política eleitoral", disse.
O deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) também é contrário ao texto que, na sua avaliação, vai desconstruir as entidades representativas dos médicos e aumentar em sete ou oito anos o tempo de formação do médico.
Já o deputado Afonso Florence (PT-BA) defendeu a proposta. "O governo convocou primeiro médicos brasileiros e só depois os estrangeiros que cumpriam os requisitos profissionais. O Mais Médicos é fundamental para o povo pobre que precisa de atendimento", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário