(via Daizes Pimentell e Caroline Rocha)
O curso de bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS comemora a inclusão de vagas para graduados nesta área em concurso público da Secretaria da Saúde do Estado do RS.
O Edital nº 01/2013 especifica o cargo de “Analista de Políticas e Sistemas de Saúde”, cujo requisito é o título de Bacharel em Saúde Coletiva.
São oferecidas quatro vagas, o mesmo número oferecido ao cargo de Sanitarista que exige pós-graduação na área para o qual os egressos de 2012 do curso, que se encontram cursando pós-graduação também poderão concorrer.
O professor Ricardo Burg Ceccim, membro da Comissão de Graduação em Saúde Coletiva, avalia o significado do edital. “É o reconhecimento de nossa graduação em Saúde Coletiva, que teve, no âmbito do Ensino, o reconhecimento na Avaliação da Educação Superior, com nota 5 (máxima) e, agora, no âmbito do Trabalho, recebe o reconhecimento pela criação do cargo no governo estadual. É o primeiro estado da federação a criar o cargo para Bacharel em saúde Coletiva”, afirma.
O professor informa também que o Ministério da Saúde propôs ao Ministério do Trabalho e Emprego a criação na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de “Sanitarista” para egressos da graduação em saúde coletiva. O reconhecimento da carreira estava na CBO como “Pesquisador em Saúde Coletiva” (CBO 2033-20) e exigia a pós-graduação. A partir deste ano, a Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações incluiu a CBO provisória 1312-C1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário