Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

Saúde do Paraná: Mentira tem perna curta

do SindSaúde

Sesa diz que nomeou novos servidores e omite redução no quadro de pessoal


Diante da insatisfação dos trabalhadores da saúde e da greve eminente da categoria, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou uma nota, na última sexta-feira, na qual ela se contrapõe às reivindicações do setor com algumas inverdades. Uma delas refere-se às nomeações de servidores. A Sesa afirma que desde 2011 foram nomeados 1.897 servidores para trabalharem nos hospitais, sede e regionais de saúde. 

As contas não são simples assim. Dados do relatório oficial da própria Sesa, aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde, mostram que em 2012, por exemplo, houve uma redução de 301 empregados no quadro de pessoal. Naquele ano, segundo o relatório, 219 servidores se aposentaram, 148 foram exonerados e 27 morreram, o que totalizou 394 pessoas a menos. Por outro lado, apenas 93 novos servidores ingressaram no quadro da saúde. Conclusão: a Secretaria perdeu quadro de pessoal. Mas isso a gestão não fala.

Dados extraídos do relatório oficial da Sesa


Já em 2013, foram nomeados 830 funcionários, mas a perda de pessoal também foi significativa. Foram 18 mortes, 368 aposentadorias e 117 exonerações, totalizando 503 servidores a menos no quadro. Ou seja, o saldo final em 2013 foi de apenas 327 novos servidores. Esses dados também constam do relatório da própria Sesa, que ainda está sob análise do Conselho Estadual de Saúde.

O governo também afirma que mais de três mil servidores tiveram promoções e progressões de carreira aprovadas. Esse benefício, no entanto, foi dado no final de 2011. Como a progressão tem critérios de tempo e escolaridade, em 2012 e 2013 outra quantidade de servidores também teria direito a estas promoções e progressões, mas estes não receberam. Ou seja, o governo vem dado calote no pagamento desse direito há mais de um ano.

2 comentários:

  1. Gosto de informações assim: embasadas, com números reais. Isto mesmo. Números, comprováveis, isto sim é infomração. Grata,Mario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Carmen! Mas os méritos são todos do pessoal do SindSaúde. Eu só reproduzi.

      Excluir