Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

Trabalhos sobre transparência e controle na gestão pública estão disponíveis na página do SNA

São ao todo 49 trabalhos apresentados durante a II Mostra de Gestão Estratégica e Participativa


Os trabalhos apresentados no ‘Eixo Transparência e Controle na Gestão Pública’, que integraram a programação da II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP), estão disponíveis no site do Sistema Nacional de Auditoria. São 21 trabalhos orais e 28 pôsteres, totalizando 49 trabalhos somente neste eixo. O evento aconteceu em Brasília – DF, de 2 a 6 de fevereiro de 2014.

Os 49 trabalhos estão divididos em quatro sub-eixos. São eles: Transparência e Controle Social; Inovação; Serviços e Marcas de Governo; e, Fortalecimentos do Sistema Nacional de Auditoria. A II EXPOGEP teve como finalidade dar visibilidade e reconhecimento às experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos.

EXPERIÊNCIAS – A II EXPOGEP contou com diversos trabalhos. Foram inscritos nos formatos oral e de pôsteres, em cinco eixos temáticos transversais: 1) Transparência e Controle na Gestão Pública; 2) Governança e Regionalização em Saúde; 3) Escuta e Participação Social; 4) Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade; 5) e-saúde e Informação.

Eixo Transparência e Controle na Gestão Pública – O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. Ele complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos – os órgãos de controle interno e externo.

Controle - O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos – os órgãos de controle interno e externo.


Por Tania Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário