Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

A Massa e sua deplorável arte de desinformar as massas

Luiz Skora no Blog Polaco Doido

A opinião é mais ou menos como o cu. Cada um tem a sua, é responsável por ela e faz com ela o que bem entender. Afinal, liberdade de opinião é um direito garantido pela própria constituição federal de 1988 em seu artigo 5º.

Mas utilizar-se deste preceito constitucional com a finalidade de doutrinação ideológica ou de desinformação das massas é no mínimo, canalhice explicita.
E foi justamente isso que fez o comentarista do jornal SBT-Paraná em seu espaço exclusivo.
O elemento teve a pachorra de dizer na televisão, uma concessão pública, que os professores em greve no estado, se não estão contentes com seus salários, deveriam procurar outra profissão ou então mudarem-se para as escolas particulares que, teoricamente, pagam salários  melhores.

E foi mais além. Segundo a “opinião” do Jornal SBT-Paraná, os professores estão em greve porque o Governo Federal investiu fora do país, porque o Governo Federal investiu na Petrobras, porque o governo federal paga bolsa isso, bolsa aquilo, etc.
A “opinião” do jornal, não citou nem uma única vez o governo do estado, responsável direto pela educação estadual.
Claro que o elemento comentarista teceu suas críticas a mando de seu patrão, Carlos Alberto Massa, pai do deputado Ratinho Jr. (PSC), aliado do governador Richa e até poucos dias atrás, secretário de estado do governo Richa.
Não existiria nenhum problema com este tipo de opinião panfletária caso o jornal cumprisse o mínimo de ética jornalística e, pelo menos, dedicasse igual espaço para a apresentação do contraditório. Claro que se abrisse este espaço, as teorias de estado mínimo proposto e a ausência de culpa do governador cairiam todas por terra.
Confesso ao leitor que tenho medo de escrever sobre esta turma. Da última vez, as vésperas das eleições municipais de 2012, eles não gostaram das minhas críticas e me meteram um processo na justiça eleitoral.
Porém, a liberdade de opinião deveria ser uma via de mão dupla não é mesmo?
Será que custava muito à “opinião” do jornal, apresentar a pauta de reivindicações dos professores grevistas?
  • 33% de hora atividade (saiba mais);
  • Piso Nacional;
  • Pagamento dos avanços em atraso;
  • Concurso público;
  • Novo modelo de atendimento em saúde;
  • Porte de escolas;
  • Hora-aula e hora-atividade para a educação especial;
  • O fim do desmonte pedagógico (saiba mais).
Custava à “opinião” do jornal, cruzar esta pauta de reivindicações com as metas para a educação que o governador prometeu cumprir ainda durante a campanha eleitoral de 2010 e que hoje, três anos e meio depois de tomar posse, ainda resumem-se apenas a promessas?
Se o objetivo do jornal SBT-Paraná fosse realmente informar seu público, não custaria nada, Mas como o jornal e toda a rede de TV servem apenas para vender produtos dos anunciantes e alavancar mais uma vez, mais uma candidatura do filhote do patrão, quanto mais alienado e desinformado for o seu público, melhor.
Vai ver, é por isso que ninguém mais toca no assunto de democratização da comunicação e da “lei dos médios” aqui no Paraná.
O Maranhão é aqui e nossa família Sarney vai disputar mais uma eleição em outubro.
Confira a “opinião” panfletária do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário